quarta-feira, 28 de julho de 2010

Oxum

Dia: Sábado

Cores: Amarelo – Ouro

Símbolo: Leque com espelho (Abebé)

Elemento: Água Doce (Rios, Cachoeiras, Nascentes, Lagoas)

Domínios: Amor, Riqueza, Fecundidade, Gestação e Maternidade

Saudação: Eri Yéyé ó!

Na Nigéria, mais precisamente em Ijesá, Ijebu e Osogbó, corre calmamente o rio Oxum, a morada da mais bela Iyabá, a rainha de todas as riquezas, a protectora das crianças, a mãe da doçura e da benevolência.

Generosa e digna, Oxum é a rainha de todos os rios e cachoeiras. Vaidosa, é a mais importante entre as mulheres da cidade, a Ialodê. É a dona da fecundidade das mulheres, a dona do grande poder feminino.

Assim como ela as suas filhas são amorosas, românticas e muito apegadas à família e ao lar, fazendo de tudo para viverem na mais perfeita harmonia. Oxum também pode ser invocada para todos os assuntos que estejam relacionados à maternidade. A protectora das águas doces está fortemente relacionada à sensualidade, pois é considerada a deusa da beleza. Bastante vaidosa, adora se cuidar, e admirar-se ao espelho. Mesmo que às vezes tenha de usar a falsidade e a esperteza, este Orixá não mede esforços para conseguir o que deseja. Oxum está associada ao luxo e ao requinte. Muito sentimentais, os seus filhos emocionam-se por qualquer motivo. Na vida profissional, procuram sempre estabilidade financeira para ter tudo o que a vida pode oferecer de bom. Nas relações pessoais prezam a verdade e a lealdade, colocando estes valores acima de qualquer coisa.





Sem comentários:

Enviar um comentário